quarta-feira, 30 de outubro de 2013

TOP 10 motivos que fazem a internet cair muito ou ficar muito lenta

Porque Internet lenta? O que fazer? Um dos piores pesadelos dos internautas ! Veja o os motivos e c/ testar velocidade da internet!







1- REGIÃO: Infelizmente esse constitui, ainda no Brasil, mesmo nas grandes metrópoles como São Paulo, Rio, etc...o principal problema da internet lenta e cai cai ...Não temos um serviço de internet distribuindo  homogenicamente pelos estados de forma ideal e satisfatória. Há regiões que ela não chega, e em outras ela chega mas é muito ruim. Geralmente ela só atende os requisitos básicos nas regiões onde há mais investimento de forma geral, como nos bairros mais ricos e mais próximos ao centro metropolitano e principalmente, onde há mais de uma fornecedora de internet. Em regiões onde só a Vivo ( antiga Telefônica, que mudou o nome pra ver se dava uma maquiada no seu péssimo serviço ) fornece internet costumam a ser menosprezadas. O que pode melhorar para todo mundo, de um modo geral, é a promessa ( hummm ) de modificar os fios antigos por fibra ótica até a copa do mundo. ( só mesmo vendo pra crer
SOLUÇÃO: Para ter certeza que o problema é a região, você precisa observar se o sinal do modem não estabiliza mesmo com o computador e o telefones desligados. Isso elimina todos os problemas internos, como o provedor, aparelho de telefone,  ou o hd. Verifique também se seu plano é mais barato, pelos motivos citados no 2- Plano.  Se você trabalha com internet, sugiro que se mude ou espere até a copa do mundo. Porém existem regiões em que os fios podem ser substituídos por internet a rádio ( regiões onde existem muitos raios que queimam o modem )






2- PLANO: Um plano de internet mais fraco de 2M ou 1M, ou um  plano mais barato, geralmente não são adquiridos pela empresas, e sim apenas por usuários. Ou seja, se existe um plano mais barato de sua operadora e voce usa ele, com certeza terá sérios problemas. Explico: As operadores costumam a reduzir a velocidade da internet em horários de pouco uso ou ela fica congestionada nos horários de pico para atender melhor as empresas. Assim sendo, como esses planos são mais usados, e não são tão exigidos, as operadoras deixam o sujeito na mão mesmo. Percebi isso porque eu usava um plano barato e caia direto, e isso acontecia sempre nos mesmo horários. Os técnicos diziam que era o problema da região, mas sempre me perguntava: Porque a internet da Lanhouses. que são minhas vizinhas, e são muito mais exigidas, não caem? Mudei o plano e resolvi o problema.
SOLUÇÃO: Mudar o plano. Planos mais baratos, mesmo pra quem usa pouco, não compensam. Voce acaba, no final, pagando mais caro ( além da enorme dor de cabeça) Divida o plano  com alguém, se necessário.  O que temos que observar, nesse caso,  é o custo benefício, não somente o preço.







3- HD e MEMÓRIA: Bem, se sua net está estável mas quando você liga o micro ( ou depois de algum tempo de uso )  ela começa a cair, o problema pode ser o HD. Muitos HDs grandes necessitam de muita memória RAM. Usando só um pente de memória de 2M as vezes não basta, no minimo 4M. Com pouca memória virtual, a net tende a ficar menos estável assim como todo o computador. Muitas vezes, por algum motivo, a falta de memória gera um problema em computadores muito sobrecarregados ocasionando, inclusive, a perca do HD.

SOLUÇÃO: Aumentar a memória instalando mais um pente na placa mãe.






4- MODEM: Modens muito ruins ou muito velhos tendem a provocar uma queda no rendimento da internet. Eu costumo a recomendar modens da D-Link, que nunca me deram problemas, mas existem outras marcas novas satisfatórias no mercado.
Porém existem modens que podem melhorar a qualidade e a veoicidade de pessoas que também ainda usam dial up, por exemplo. Um modem mais rápido que você puder usar enviará e receberá informações a uma taxa de 56 quilobits por segundo (Kbps). Você não terá uma velocidade máxima de 56 Kbps o tempo todo, mas, com uma boa linha telefônica, será possível atingir pelo menos de 45 a 50 Kbps.
4- SOLUÇÃO: Troque o modem pelo mais rápido que conseguir comprar






5- Vírus, Spywares, worms, trojans e outras pragas : Essas monstruosidades não só provocam a queda e o pior rendimento da internet, como também de todo o micro. São as primeiras causas a serem avaliadas.  Faça uma varredura por todo o micro, usando um bom antivírus. Lembrando que alguns programas antivírus gratuitos não são tão completos, necessitando de outro complementar, tais como Malwarebytes e Superantispyware. Porém,as vezes, o dano é tão grande que nem mesmo a antivírus pode resolver, sendo necessário a reconfiguração completa do sistema operacional. Assim sendo que muitas vezes nossos amigos, como primeira recomendação, nos mandam reformatar o micro. Isso pode resolver em parte, mas se o problema for o caso 3 Hd e Memória, só resolverá por um tempo. Existem também casos que me um ataque maciço de vírus de hackers podem causar lentidão em todos os computadores da WEB.
5- SOLUÇÃO: Fazer um varredura usando antivirus e antispy e em ultimo caso reformatar o HD





6-  CHUVA: É mais evidente quando se trata de internet a rádio e wireless, porém também pode interferir de várias formas na internet a cabo. Em algumas regiões da periferia ou do interior, ou mesmo em áreas rurais, raios e trovões podem gerar uma descarga elétrica muito forte e sobrecarregar o sistema de energia de uma residência, e, juntamente com a umidade, causada pelas infiltrações, fazer os cabos telefônicos tomarem pequenos curtos e diminuírem a velocidade da passagem de dados. A própria umidade da infiltração, sozinha, com o passar do tempo, pode danificar os cabos e as tomadas. Isso é mais comum do que se imagina em casas antigas e da periferia, do interior ou no meio rural. Outro fator que agrava mais essa situação são as casas antigas onde não possuem tomadas com fio terra. Perceba que nessas ocasiões, os micros ficam "carregados" eletricamente e podem dar pequenos choques.






7- MAIOR NÚMERO DE USUÁRIOS: É evidente que, quando mais pessoas usam uma rede doméstica ou uma net compartilhada, como no caso de um Lan House, mais lenta ela fica. Porém isso ocorre na net de forma geral. Na época da Dial-up isso era bem mais evidente. Mesmo com a intenet Banda Larga, horários com mais pessoas acessando causa maior lentidão em vários casos, afinal a internet  não deixa de ser uma grande rede. Por exemplo, se você está tentando ver um jogo de futebol ou qualquer programação ao vivo, vai ficar mais lenta a medida que mais pessoas acessarem o mesmo site, principalmente  se sua net não é assim tão veloz.
7 - SOLUÇÃO: Aumentar a capacidade da banda ou adquirir mais uma linha pra rede. No caso de  um jogo de futebol ou algo assim uma saída seria usar sites menos conhecidos e acessados. Outra solução interessante é acessar de lugares menos povoados. Muitas cidades do interior  fornecem serviços melhores que as periferias de muitas capitais.






8-SOFTWARES: Esse tópico é muito extenso. Existem vários softs que provocam tanto a queda como também aqueles que aumentam o rendimento da net. Um programa de compartilhamento de arquivos, como o Kazzaa, Torrents, Emule, etc..usam uma conexão própria e por isso, causam geralmente quedas de rendimento de conexão, mesmo quando não são usados, porque abrem uma "banda" de uso que somente depois de algum tempo se normaliza. A atualização do windows também reduz bastante a velocidade da conexão. Programas inúteis em demasia no micro causam perca de velocidade porque eles geralmente instalam atualizações ou mesmo usam a internet pra outros fins e também ocupam a memória virtual e memória ram. Mas existem os programas que ajudam: O Firefox possui um sistema que deixa as imagens para abrirem de forma a aumentar o rendimento da conexão, além de possuem uma acelerador próprio, vários programas aceleram os downloads e a instalação de atualizações da placa mãe, principalmente da placa de rede, podem resolver problemas de conexão lenta.  A atualização do Flash Player resolve grande parte dos problemas, visto que a maioria das páginas possuem filmes em flash. Outros programas de otimização do micro e da internet a configuram para o melhor desempenho.
8 - SOLUÇÃO: Mantenha seu computador sempre atualizado e evite sobrecarrega-lo com programas inúteis, faça uma limpeza e manutenção periódicos. Faça uso de programas aceleradores de downloads e  evite usar vários compartilhadores de arquivos ao mesmo tempo. Use programas limpadores de registro, antivirus e antispys.

TESTE E MEÇA A VELOCIDADE DE SUA INTERNET






9- Fios, cabos, telefone: A primeira coisa que verificamos são os fios do telefone, os cabos de força, o fio da placa de rede, e se a linha telefônica está funcionando devidamente. Não é raro um cabo de telefone estar com defeito, alias eles sempre tem ser trocados. O aparelho pode estar com problemas, ainda mais se form muito velho e pasmem, ainda tem gente que usa aquele telefone antigo, de disco. Os cabos de força do modem podem interferir no seu funcionamento, e portanto, na qualidade da conexão. E é muito comum pessoas jogarem no lixo modem em perfeito estado por causa de um problema do cabo de força. P.S.: O último problema que eu tive com a net foi um cabo com a conexão oxidada devido moleques que abriram a caixinha pra pegar uma pipa e deixaram a chuva entrar. Por causa de uma droga dessas fiquei quase um mês sem net, até que um técnico bem disposto resolvesse o problema com a minha ajuda, já que eu desconfiava do que tinha ocorrido.
9 - SOLUÇÃO: trocar os cabos e o aparelho de telefone velhos






10- PROVEDOR: Sim, provedores gratuítos são sempre fontes de inúmeros problemas. Afinal são eles que fornecem a internet. Alguns provedores "digratis" ultimamente, só fornecem acesso quando estão a fim ou quando sobra banda dos usuários pagos. Se você tem um conexão de 100 Megas ou mais, aquele plano mais caro, está perdendo dinheiro com um provedor gratuíto. Com certeza não está aproveitando toda sua banda. É a mesma coisa que ter um computador de ultima geração e usar um sistema operacional tipo windows XP ou 98. Além do mais, existem muitos provedores baratos. Lógico, se você acredita ter uma conexão apenas pra entrar de vez em quando, as coisas ao redor continuarão acontecendo apenas de vez em quando. Talvez apenas de vez em quando consiga comprar aquilo que deseja ou fazer a viagem que deseja, pois estará limitado em sua funções.  Afinal quase todas as profissões se beneficiam da internet. Sim, quedas e variações de velocidade de conexão são muito frequentes nesse tipo de provedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário